Na tarde do dia 25 de maio de 2011, os alunos da EEFM Mirian Porto Mota visitaram o Planetário Rubens de Azevedo.
O planetário é considerado um dos maiores bens culturais de uma
cidade, e é com orgulho que o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura abriga esta maravilha tecnológica que abre as portas para o mundo da informação, ciência, arte e cultura, através do programa de visitação das escolas públicas.
Os jovens assistiram uma projeção chamada "Explorando o Universo”. A aula traz uma fantástica visão dos astros que surpreendeu os jovens com belas imagens em 3D. O equipamento conta com a avançada tecnologia Zeiss, equipamento de fabricação alemã, que reproduz o céu com excelente fidelidade e simula os mais variados fenômenos astronômicos, sendo um dos mais modernos e confortáveis do Brasil. Na projeção que assistimos, o cientista Galileu Galilei explicou a história da astronomia, passando por Ptolomeu, Copérnico e Kleper, como localizar diversas constelações, planetas e galáxias, através de uma incrível aventura espacial que nos faz pensar: estamos mesmo sozinhos no universo?
O Planetário foi batizado com o nome do astrônomo cearense que criou, pioneiramente em 1947, a primeira Sociedade Brasileira dos Amigos da Astronomia (SBAA). Fundou, em 1948, o primeiro observatório popular Brasileiro, o Observatório Popular Flammarion e também, a Sociedade Brasileira de Selenografia, em São Paulo. É responsável pela instalação de associações e clubes de Astronomia e de observatórios e planetários no Brasil.
Professores: Erivando, Márcia, Célia e Henrique
Na ocasião, os alunos visitaram também a exposição XILOGRAVURA, em cartaz no Centro Dragão do Mar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário