ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO MIRIAN PORTO MOTA
PROJETO AFRICANIDADES, MÍDIAS E ARTES
1. CARACTERIZAÇÃO DO PROJETO
A Lei Federal 10.639/03 surge como o exercício da diversidade cultural e étnica que compõe o Brasil. É o reconhecimento da história dos africanos e afro-brasileiros que foram e são imprescindíveis na construção da história deste país. O projeto AFRICANIDADES, MÍDIAS E ARTES surge com o objetivo de oferecer a professores e alunos do ensino fundamental e médio alternativas didáticas para a consolidação da igualdade étnico racial nos espaços da escola, contribuindo paulatinamente para derrubar as barreiras ainda subjacentes no currículo da escola brasileira e que, a despeito da composição étnico-cultural do país, sempre privilegiaram os conhecimentos da cultura européia, em detrimento de outros saberes, especialmente o africano e indígenas.
Com a execução de tal projeto almejamos enfatizar e valorizar algo que está esquecido por muitos: nossa ancestralidade africana. É necessário que articulemos dados sobre a intensa participação africana na elaboração da sociedade brasileira com a ininterrupta tarefa de combate ao racismo e às práticas discriminatórias a que estão sujeitos diariamente milhares de africanos e afro-descendentes espalhados pelo mundo. Intentamos com ele mostrar o quanto de contribuição africana existe em cada gesto da população nacional, com exemplos de ações, pensamento, formas de agir e de observar o mundo, apresentando elementos que permitem uma nova abordagem do tema artes e africanidades em sala de aula, tentando desmistificar os preconceitos em relação a tudo que é associado à África: música, literatura, ciência, culinária, indumentárias, artes e danças, etc..
. As mídias em sua maioria colocam o sujeito negro como idealizador e propagador do próprio preconceito, de transgressões políticas financeiras, e reforçam um estereótipo negativo na formulação de seus personagens.Nesse projeto a mídia será enfocada como espaço crítico e inerente ao processo educativo, propiciando análises educomunicativas por meio de uma leitura crítica dos meios de comunicação. Ao propormos análises educomunicativas, sugerimos que a mídia seja utilizada educativa e criticamente propiciando debates e reflexões que contribuem para o exercício da cidadania plena, como propõe a Lei Federal 10.639/03.
A interdisciplinaridade entre diferentes campos do conhecimento no espaço escolar, será também um estímulo veemente à leitura e produção textual, através da análise de obras literárias, revistas, jornais, documentários, internet, filmes,comerciais, teledramaturgia, obras de artes, relacionando-os à realidade, uma vez que serão produzidos textos e comentários, onde nesses exercícios educadores e educandos intentarão construir um “olhar” diferente sobre o que circula na mídia.
Nosso projeto AFRICANIDADES, MÍDIAS E ARTES engajar alunos e professores num uso consciente das mídias e das artes voltados para o processo educacional, estimulando a leitura, a escrita, a pesquisa, o pensamento crítico, a produção de materiais e o protagonismo juvenil no combate ao preconceito e discriminação racial no Brasil.
2. JUSTIFICATIVA DO PROJETO
Não dá para fingirmos que não houve influência dos negros na formação da cultura do povo brasileiro. A relevância do estudo de temas decorrentes da história e cultura afro-brasileira e africana não se restringem à população negra, ao contrário dizem respeito a todos os brasileiros, uma vez que devem educar-se enquanto cidadãos atuantes no seio de uma sociedade multicultural e pluriétnica, capazes de construir uma nação democrática. É preciso valorizar devidamente a história e cultura de seu povo, buscando reparar danos, que se repetem há séculos, com relação a sua identidade e a direitos seus.
Temos consciência do preconceito racial existente no Brasil contra a figura do afro-descendente, de forma a excluí-lo socialmente. E é de nosso conhecimento que a escola é uma das grandes responsáveis pela manutenção dessa exclusão social através das diversas formas de manifestação em seu currículo. Esse projeto nasceu do desejo de abordar a problemática do racismo, da discriminação e do preconceito, que ainda é parte integrante de nosso meio, cabendo a nós educadores fazermos uma reflexão e tomarmos uma atitude concreta capaz de contribuir na solução desse problema dentro da nossa unidade escolar.
Identificada tamanha defasagem, cumpre-nos possibilitar meios de, senão sanar completamente tais problemas, ao menos atenuá-los de forma mais considerável. Para tanto, é necessária a construção de caminhos que possam surtir efeito de forma prazerosa e, ao mesmo tempo, eficaz no aprimoramento da prática pedagógica do professor e a aplicação da lei 10639/2003, no currículo escolar.
Pretendemos fortalecer em nossa comunidade escolar a acuidade científica no que envolve essa temática, focalizando a educação como forma de inclusão dos descendentes de povos africanos, visando ampliar nosso olhar sobre a cultura africana, mas sobretudo, evidenciar a importância desse saber peculiar para a construção da identidade brasileira. Aspectos filosóficos, educacionais e sociológicos da questão do negro e demais contribuições históricas, artísticas, literárias, culturais, religiosidades, folclórico-lingüísticos da influência africana e afro-descendente sobre a cultura brasileira, irão transitar nos espaços escolares, familiares e nos demais espaços de inter-relação política e cultural
Dessa maneira é que o projeto AFRICANIDADES, MÍDIAS E ARTES apresenta-se como uma peça fundamental no processo ensino-aprendizagem, pois une, com perfeição, objetividade, criatividade e ludicidade, por ser extremamente simples e rico para dimensionar usos educacionais, com fundamento em aprendizagem cooperativa e processos investigativos na construção do saber.
3. OBJETIVOS, METAS E ATIVIDADES
OBJETIVO GERAL
Levar ao cotidiano da escola reflexões sobre a diversidade de saberes, práticas, posturas e compreensões acerca dos conhecimentos divulgados nas mídias, no que tange às relações étnico-raciais visando ao combate do racismo, das discriminações, e valorização e respeito à cultura afro-brasileira estimulando a criação de redes de aprendizagem através da Internet.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1- Trabalhar a oralidade, ao lado da escrita e da leitura, a corporeidade e a arte na escola assumindo responsabilidades por relações étnico-raciais, enfrentando e superando discordâncias e conflitos para a valorização das diferenças.
2- Oportunizar a ampliação dos conhecimentos no âmbito da formação docente conhecendo os dispositivos legais referente a temática das relações étnico-raciais e a História e Cultura Afro-Brasileira e Africana para elaboração de planos, seleção de conteúdos e métodos de ensino.
3- Organizar no ambiente escolar exposições, mostras artísticos-culturais, palestras, seminários que divulguem valores, pensamentos, jeitos de ser e viver de diferentes grupos étnicos raciais brasileiros que compõem a história e a vida de nosso país, mas, no entanto, são pouco valorizadas
ATIVIDADES
Algumas ações são essenciais nessa construção do projeto:
1- Capacitação dos professores para Educação das Relações Étnico-Raciais e Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana ;
2- Construção e aquisição de materiais pedagógicos eficientes contemplando as dimensões multiculturais.
3- O aumento do acervo de livros da biblioteca sobre Africanidades.
4- Buscar conhecer os espaços de tradição e de cultura afro-brasileira em suas diversas formas de preservação e manifestações;
5- Promoção de palestras e seminários temáticos abordando os aspectos econômicos, sociais, políticos e culturais do continente africano;
6- Exibição de filmes e documentários que viabilizem a compreensão dos avanços e recuos das sociedades africanas;
7- Criação de um grupo de danças e gêneros musicais africanos
8- Fazer amostras artísticos- culturais e literárias no espaço escolar
Abaixo segue um exemplo de como os professores poderão trabalhar esse projeto de forma interdisciplinar e transdisciplinar :
ARTE-EDUCAÇÃO
- estudo da arte de origem africana e afro descendentes.
- estudo dos grandes compositores negros no Brasil
- culinária
- estudo e confecção de máscaras pontuando a sua importância na cultura africana.
LINGUA PORTUGUESA /LINGUA ESTRANGEIRA
- influências africanas no vocabulário brasileiro.
_ tradução de poemas e músicas utilizando a língua estrangeira
- poetas africanos
- poetas e escritores negros no Brasil
- letras de musicas que abordem a trajetória do negro no Brasil, que homenageiem grandes personalidades negras, que falem sobre a discriminação racial, que citem a importância da diversidade cultural no nosso País.
-comparar obras de escritores negros brasileiros de acordo com a posição que os personagens negros são apresentados em suas obras.
HISTÓRIA
- África pré-colonial, seus reis e rainhas formação da população brasileira.
- grandes líderes políticos negros no Brasil e no Mundo.
- a contribuição de pessoas influentes sobre a luta do negro no Brasil, desde o Brasil Colônia até os dias de hoje, como políticos, poetas, escritores, artistas...
- mitologia comparada.
GEOGRAFIA
- as riquezas naturais da África, origem da raça humana, formação da população no Brasil.
- estudos dos países pertencentes ao Continente Africano de onde partiram os negros escravizados no Brasil.
- estados brasileiros onde a presença do negro foi primordial para a formação cultural do local.
MATEMÁTICA
- estudo de tabelas, percentuais, dados estatísticos (IBGE).
BIOLOGIA/ QUÍMICA/ FÍSICA
- estudo da formação genética do povo brasileiro
- composição nutricional da culinária africana
- estudo sobre epidemias/qualidade de vida na África
EDUCAÇÃO FÍSICA
- estudo da capoeira, ritmos.
SOCIOLOGIA/ FILOSOFIA
- a identidade, a ética, o respeito, a diversidade cultural, o sincretismo religioso.
METAS
1- Envolver 100% dos professores para implementação da Lei Federal 10.639/03 para Educação das Relações Étnico-Raciais e Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana escolar.
2- Envolver 100% dos alunos nas atividades curriculares do projeto visando a consolidação da igualdade étnico-racial.
METODOLOGIA E ESTRATÉGIA DE AÇÃO
Nosso projeto pretende como metodologia engajar alunos e professores num uso das mídias e artes, voltados para o processo educacional, estimulando a leitura, a escrita, a pesquisa, o pensamento crítico, o desenvolvimento de professores, a produção de materiais e o protagonismo juvenil. Esse trabalho deverá ser feito coletivamente, numa articulação entre grupos de alunos (as) e educadores/as.
A utilização de recursos didáticos, oficinas e dinâmicas pedagógicas diversas, irão ser pensados de forma a incluir a temática aqui em questão. Tais questões serão divulgadas pela oralidade de alunos e professores por meio de análises educomunicativas de jornais, filmes, literaturas, artes, músicas, danças, peças teatrais, poesias, documentários, vídeos, fotografias, narrativas, que destaquem e também trabalhem a questão racial ou que trazem referências positivas para os estudantes afrodescendentes, fazendo um uso adequado das mídias, internet e do hipertexto na sala de aula, com estratégias que potencializem a autonomia e a autoria dos estudantes e favorecendo a criação de redes de aprendizagem através do espaço disponibilizado pelo ThinkQuest e pelo BLOG da escola .
Esse trabalho deverá ser feito coletivamente, numa articulação entre grupos de alunos (as) e educadores/as em articulação com a família e a comunidade escolar no intuito de suprimir o preconceito e fortalecer os saberes africanos, expulsando do contexto escolar a discriminação dos descendentes de povos africanos. A introdução destas atividades, além de fortalecer a LEI 10.639/03 em nosso currículo escolar, também vem suprir a necessidade que a população tem em conhecer a cultura e historia do seu país, uma sociedade de várias etnias e onde miscigenação estão presentes em todos os lugares.
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